Meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, direitos humanos, qualidade de vida.
segunda-feira, 22 de julho de 2013
O "desenvolvimento sustentável" do eucalipto no Amapá
A cultura do eucalipto é bastante disseminada no Amapá. Uma das grandes plantações no Estado pertence à empresa AMCEL.
A AMCEL é uma empresa brasileira que desenvolve um manejo florestal sustentável, cujo objetivo é reflorestar, processar e exportar cavacos de eucalipto produzidos nos mais exigentes padrões de qualidade, para suprir de matéria-prima a indústria de celulose, papel e produtos de madeira. O controle acionário da Amcel é exercido pelos grupos japoneses Nippon Paper Industries e NYK-Nippon Yusen Kaisha, todos com presença global e vasta experiência na área florestal e utilização de fibras vegetais.
Com cerca de 130 mil hectares disponíveis para o plantio de florestas renováveis de eucalipto somados à 180 mil hectares de reservas nativas, o projeto florestal abrange sete municípios do estado do Amapá: Santana, Macapá, Porto Grande, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Tartarugalzinho e Amapá, alvos de constantes investimentos socioambientais que refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região onde atua. Para a AMCEL, proteger toda a complexidade da natureza vai além de respeitar a legislação e órgãos ambientais. Proteger é um compromisso constante.
Em Abril de 2013 a Amcel passou a ser controlada pelas empresas japonesas Nippon Paper Industries e também pela NYK-Nippon Yusen Kaisha. A produção anual de cavacos é de 900 mil toneladas, que são processados e exportados para Portugal, Espanha, Itália, Turquia, Finlândia e Japão através do Porto de Santana no Estado do Amapá. (Texto fornecido através da página oficial da empresa).
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)